Sergio Serra, responsável pela oficina Sergio Performance começou a se interessar por carros e motores ainda na adolescência. A curiosidade de saber como um motor funciona fez com que desmontasse um motor Chevrolet V8 aos 15 anos de idade só para saber “ O que tem dentro “. Este motor não funcionou mais e, a partir deste dia, começa a pesquisar, com os recursos da época ( livros, revistas e conversa com mecânicos ) o que deu errado para o motor não funcionar. Isso foi em 1975.

O gosto pela mecânica começa nesta época, trabalhando como mecânico por pouco tempo, até passar no vestibular para cursar engenharia e iniciar o curso, que foi interrompido por puro desinteresse. Nesta fase, o fato de trancar a matricula no curso de engenharia foi muito condenado, especialmente pela Mãe. Mas a vontade era de aprender na prática, vivenciando tudo sobre motores, aprendendo conforme a necessidade e criando, quando o conhecimento permitia.

Em 1982, monta a 1ª oficina. Uma oficina comum, apenas para conserto em carros “ normais “. Já nessa época, começa com adaptações em geral ( montar o motor ou câmbio de um carro em outro, etc ) e pequenas preparações.

Em 1985 sai da oficina e monta uma revendedora de motocicletas com dois sócios. Neste período aumenta o interesse por competições com a preparação de motocicletas para o campeonato Paulista de estreantes e novatos. Já casado e com filhos, começa a se preocupar mais com a estabilidade financeira e resolve sair da sociedade em 1988 por conta do faturamento baixo e volta a trabalhar como funcionário. Em 1989, trabalhando numa loja de motocicletas, participa do lançamento de uma nova categoria de veiculo de corrida. Um kart com motor de motocicleta e caixa de câmbio de 6 marchas que corria inicialmente em autódromos e depois com alguns anos de campeonato em que as corridas eram em pistas de rua, em condomínios, estacionamentos. Esta categoria foi um sucesso para a época, chegando a fazer uma prova preliminar de Fórmula 1 em Portugal, circuito de Estoril em 1993. Época em que cria a marca SERGIO PERFORMANCE.

A vontade de ser novamento dono de próprio negócio, mais por liberdade do que por faturamento faz, em 1995, montar a oficina que existe até hoje.

Inicialmente a oficina foi criada exclusivamente para trabalhar com carros de corrida. O inicio da Copa Corsa no mesmo ano foi fundamental para a viabilidade, proporcionando faturamento suficiente e conhecimento mais proficional em carros de corrida. Cuidando do carro inteiro, com a preparação de motores e o ajuste do carro ( conhecido como “ Chão “ ), percebe que o carro fica apenas bom porque não tem tempo suficiente para um desenvolvimento melhor em todo o carro. Assim, desiste de trabalhar com carros para aperfeiçoar o trabalho em motores começando com a alugar motores para equipes da Copa Corsa.

Em 1997, já com o interesse maior em preparação de motores, adquire o 1o dinamômetro de bancada e uma bancada de fluxo para testes em cabeçotes. Equipamentos fundamentais para um bom desenvolvimento de motores que, por causa da qualidade e dedicação, recebeu o convite para ser o preparador de motores na nova categoria da época, DTM Pick-up. Uma Pick-up Ford Courier com motores 1.6 Zetec Rocam. Eram muitos motores ( 53 no total ) e muito trabalho, mas o resultado foi muito bom.

Com o final da categoria DTM em 2005, parte para novo campeonato, desta vez a Copa Clio. Nos mesmos moldes da anterior, mas com uma quantidade menor de motores ( 35 ) e , novamente com o término de mais esta competição, um novo convite para preparar motores de uma nova categoria, desta vez os Mercedes C250 CGI.

Durante todos estes anos com preparação de motores para diversas categorias de carros de corrida, sempre seguiu, em paralelo, com projetos diferenciados em carros de rua incluindo adaptação de sistemas de injeção, turbos e restauração ou preparação de motores de carros antigos ( uma paixão ainda viva ). Hoje montando projetos para novos campeonatos, ainda é motivado pelos desafios que estão por vir.